Exemplos de alguns serviços prestados pelo cartório:

Casa Simples Casa Segura

Com vista a realização de escrituras de compra e venda de imóveis, o Cartório é um parceiro na hora de tratar da documentação relativa à instrução dos processos, da obtenção de certidoes e cadernetas prediais, passando pela liquidação do IMT e imposto de selo, concluindo na promoção do competente registo

Aumento de capital social

É das mais comuns e mais frequentemente realizadas operações de alteração do contrato de sociedade.

Deve assegurar quer a protecção do interesse dos sócios, quer a protecção dos credores.

Tem como principal pretensão a captação de recursos convista a solvencia das empresas bem como permitir aumentar os seus níveis de capitalização, permitindo a execução de planos de crescimento.

Partilha por divórcio e de herança
Partilha por Divórcio:

Acto que permite, nos divórcios por mútuo consentimento partilhar os bens do casal, resolvendo o património conjugal.

Partilha por Heranças:

Acto pelo qual os herdeiros podem de comum acordo partilhar entre si bens adquiridos por herança.

Constituição/Alteração de propriedade horizontal

O regime da propriedade horizontal permite que fracções autónomas componentes de um prédio pertençam a proprietários diferentes, os condóminos, sendo este proprietário exclusivo da sua fracção e comproprietário das partes comuns do prédio. A propriedade horizontal é a solução evidente em particular nos grandes centros urbanos que crescem verticalmente.

Alteração da propriedade horizontal:

A modificação do título constitutivo da propriedade horizontal postula necessariamente uma alteração da própria estrutura do edifício ou uma alteração no conteúdo do número de fracções, sua composição, permilagens das fracções, etc.

Compra e venda e permuta de bens imóveis

A transacção de bens imóveis efectuada por escritura pública assume-se como um garante no comércio jurídico.

Doação de bens imóveis
Contrato pelo qual uma pessoa, por espírito de liberalidade e à custa do seu património, dispõe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigação, em benefício do outro contraente.

Não há doação na renúncia a direitos e no repúdio de herança ou legado, nem tão-pouco nos donativos conformes aos usos sociais.

Hipoteca voluntária

Direito que vincula um bem imóvel ao cumprimento de uma obrigação, por exemplo, um empréstimo. É uma garantia real que serve como protecção ao credor caso o devedor não cumpra o contrato. Deste modo o crédito é pago através do imóvel dado como garantia por parte do devedor.

Cessão de quotas

Acto que permite a um interessado adquirir uma subscrição de capital e assim ingressar numa sociedade já regularmente constituída, sendo o valor da quota minima de cem euros.

Se o contrato social for omisso, a cessão de quotas a favor de terceiroscarece de consentimento social, sendo livre a cessão, entre cônjuges entre ascendentes e descendentes, ou entre sócios.

Fusão de sociedades

Por fusão entende-se a junção dos elementos pessoais e patrimoniais de várias sociedades existentes, de tal modo que passe a existir uma única sociedade.

Para esse efeito, podem extinguir-se algumas ou mesmo todas as sociedades envolvidas na fusão, restando apenas uma delas ou, desaparecendo todas e sendo criada uma nova.

A sociedade resultante da fusão, quer esta seja preexistente ou criada de novo, verá o seu património realizado, por via da transferência dos elementos do activo e passivo das sociedades absorvidas.

Habilitação de herdeiros

A habilitação de herdeiros consiste na declaração, feita em escritura pública , pelo cabeça de casal ou por três pessoas, que o notário considere dignas de crédito, de que os habilitandos são herdeiros do falecido e não há quem lhes prefira na sucessão ou quem concorra com eles.

Registo Automóvel e Comercial

Acedendo ao registo comercial e ao registo automóvel, do certificado digital, numa única visita, é possivel a realização e o registo do acto pretendido, seja a criação da empresa ou o registo do seu automóvel.

A rapidez, a comodidade, o menor custo e a segurança jurídica são variáveis a ter em conta.

Constituição de sociedades comerciais

As sociedades comerciais são a estrutura típica da empresas nas economias de mercado, embora a empresa possa revestir outras formas jurídicas. As sociedades comerciais têm necessariamente por objecto a prática de actos de comércio.